Translate

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Produzindo Leite: Introdução - Capitulo 1

Produzir leite é muito fácil e muitas pessoas são seduzidas pela rapidez com que se pode iniciar a produção e principalmente pela receita mensal que se pode alcançar quase que de imediato. E mais, não existe a preocupação nem os custos de se  vender o produto, algo que se torna a razão de sucesso ou fracasso da maioria dos demais negócios neste mundo.  Tudo que você consegue produzir as empresas compram e pagam religiosamente e mais, quanto mais você produzir melhor a remuneração por litro de leite que você recebe. Tudo parece maravilhoso e ao lado do petróleo e das drogas ilícitas, o leite parece ser um negócio fabuloso. O verdadeiro ouro branco.

Mas como diz o velho ditado, quem não nasceu para o ofício não se estabelece, o negócio do leite é uma armadilha irresistível, que leva muitos amadores bem intencionados a mergulharem no abismo. O fracasso ronda permanentemente o negócio, pois os preços são voláteis, manipulados pelos Laticínios ao seu bel prazer seguindo uma lógica desprovida de qualquer coerência de tal forma que ao longo de uma década o preço médio por litro pouco varia enquanto os demais insumos necessários para se produzir o falso ouro branco, tem aumentos de preços da ordem de 200% a 300%. 

Mas, tudo isto será discutido detalhadamente nesta série que pretende levar ao àqueles que pretendem se enveredar neste negócio caminhos a serem trilhados e muitos outros a serem evitados.


Um comentário:

  1. Hoje descobri seu blog pesquisando sobre alimentação de vaca com cana.
    Gostei muito das matérias que encontrei. Sou, também, engenheiro de telecomunicações e trabalho com desenvolvimento de software a um bom tempo. Sou, também, produtor rural, tiro leite e recrio bezerras e bezerros. Estou desenvolvendo um software para gestão de fazendas de leite visando o médio e pequeno produtor. É bem abrangente e faz controle zootécnico, financeiro e de estoque. Estou procurando parceiros para testa-lo antes de começar sua comercialização. Se tiver interesse posso instalar em seu computador remotamente e dar suporte para usá-lo por telefone. Acho que não terá dificuldade pelo conhecimento que tem.
    Meu email: miguelbarros@uol.com.br
    Tel: 22-9 92785632
    SDS. Miguel.

    ResponderExcluir